D. ARCHI #2 CLÁSSICO TECNOLÓGICO

_CBG6370 ABERTURA OK copy

O escritório de arquitetura E3 assina a arquitetura e decoração de uma casa clássica com conforto e tecnologia atuais. 

 

Cláudia Grassano Ortenzi e Marcela Baione Garcia, do E3 Arquitetura, são os nomes por trás do projeto de arquitetura e decoração que juntou o estilo clássico ao conforto e à tecnologia atuais.

Seguindo os padrões do condomínio Euro Royal, onde a casa se encontra, o projeto precisava ter características europeias. A ideia então nasceu com base nessa exigência, mas foi dialogando também com a influência contemporânea.

Os moradores, um casal jovem com dois filhos, não queriam os carros aparecendo na fachada. “Isso foi um desafio para o projeto. Há uma garagem sem cara de garagem, localizada lateralmente”, contam Cláudia e Marcela.

O acabamento da casa priorizou a praticidade e a facilidade de manutenção. No piso, porcelanato e mármore travertino. Na fachada, a placa de travertino bruto e as grades de ferro acompanham o estilo da casa.

O interior é clássico e imponente. Foram utilizados móveis clássicos, com toque francês, para harmonizar com a arquitetura da casa. Para equilibrar, os móveis fixos têm linhas mais retas e minimalistas, enquanto que as peças soltas trazem características mais clássicas. Na decoração, peças ou detalhes dourados dão ainda mais elegância.

As salas tiveram como referência as cores prata e dourado, uma mistura que pode parecer improvável, mas cai muito bem e deixa o espaço cheio de requinte.

No térreo, molduras de gesso e lareira em mármore travertino romano bruto, com laterais em espelho bisotado colocado na diagonal, uma aplicação clássica, trazem um ar sofisticado ao ambiente.

 A iluminação é básica, valorizando os lustres de cristal, que se encontram no hall de entrada, na sala de jantar e no quarto do casal.

Na área social, há também uma espécie de bar não convencional, com poltronas, para fazer do ambiente o mais confortável possível.

No segundo andar, o quarto do casal tem localização privilegiada, então tanto a sacada quanto o banheiro têm vista para o lago. Nele, a predominância do branco foi um pedido dos moradores. Os detalhes em madeira dão o toque aconchegante. Para somar à atmosfera clássica, também foi usado o capitonê, papel de parede com arabescos e cristais. O carpê claro também foi uma exigência do casal, que dá conforto singular e acrescenta ao aconchego já propiciado pelo branco. Pensando sempre em aliar conforto e praticidade com tecnologia, as janelas, as persianas e as cortinas são eletrônicas.

A área das suítes é bem reservada, favorecendo o espaço íntimo.  Já o quarto de hóspedes fica no térreo, para não comprometer a área íntima dos moradores e também trazer mais liberdade aos hóspedes.

O terreno, de frente para o lago, fez com que a casa olhasse para a área externa. “A fachada é um pouco mais fechada, e a parte do fundo, que dá para o lago, já é aberta, com grandes portas, cheia de iluminação”, explicam elas.

O casal também recebe muitos amigos, então há uma  atenção muito grande à área de lazer, ao espaço gourmet e à cozinha (área preferida da moradora, apaixonada por gastronomia), que se integram de forma harmoniosa.