DESIGN ESTRATÉGICO

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O Tri Design, de Estevam de Carvalhaes e Victor Leite, ressignifica marcas e conta uma história por meio do design

Por Layse Moraes
Fotos Fábio Pitrez 

O Tri Design surgiu em 2000, como um projeto paralelo do designer Estevam de Carvalhaes, formado em design de produto pela FAAP. Em 2010, Victor Leite, também com a mesma formação, juntou-se ao Tri.

A essa altura, o Tri já havia se tornado o projeto principal da dupla e, o que começou em São Paulo, expandiu-se para todo o Brasil, com clientes do Belém do Pará a Caxias do Sul. Desde 2013, no entanto, o Tri fez da cidade de Londrina a sua base, mas preza pelo mergulho no universo de cada cliente, independente da localização.

Além de criar produtos, geralmente em parceria com outras marcas, a dupla faz um trabalho de consultoria, de design estratégico. Para Victor, isso nada mais é do que “entender cada segmento e amarrar todas as pontas”. Para Estevam, é “contar uma história através do design”. Eles querem mais do que um design completo, pensado, com objetivo, querem envolver. “É quase uma psicologia do cliente”, diz Victor. A pergunta inicial do Tri é sempre a mesma: o que você quer ser como marca? O resto são estratégias traçadas por meio do design, sempre se preocupando com a ética, com a coerência e com o posicionamento da marca.

O trabalho do Tri tem muitas afinidades com o ramo moveleiro, mas também atende outros segmentos, já que cria todo o ambiente da marca: identidade visual, cheiro, cenografia, plano de negócios e, afinando-se com as demandas contemporâneas, conectividade.

Entre seus trabalhos, está toda a concepção da Hangar 043, que traz um novo conceito para a cidade de Londrina, com olhos voltados para a alta qualidade e para o design assinado e exclusivo. Com curadoria da dupla, “a ideia é criar uma galeria com uma experiência de compra que vai além do simples varejo”, valorizando sempre o design brasileiro.

 Mostrando o valor agregado do design, desde a concepção até o produto final, o Tri também treina equipes para entenderem o que estão vendendo, o que inclui uma volta pela história da arquitetura e do design: “É quase um trabalho de doutrinação, de doutrinar as pessoas sobre o peso de cada marca”, eles dizem.

DESIGN ATEMPORAL

Sobre suas inspirações, Victor acredita que tudo é “um misto do pessoal com o mercado”. Estevam também destaca a sua atenção à simplicidade: “o cotidiano e o dia a dia me inspiram”.

O intuito do Tri, tanto na criação quanto na curadoria, é a permanência: “foi moda nos anos 50, é moda hoje e vai ser moda em 2020”. “Não há a necessidade de trocas e novidades o tempo inteiro”. A palavra é atemporalidade.

Peça da linha Cristal

Cadeira da linha Phoenix

Buffet Barraco, uma das criações de mais destaque do Tri

Banco da linha Phoenix

Aparador Cristal