MOVELARIA INTELIGENTE

d.arch_karime

Com praticidade e personalidade, as novas formas de morar pedem saídas criativas e soluções para fazer do seu espaço o que você bem quiser

Por Layse Moraes
Fotos Fábio Pitrez 

Não é novidade para ninguém que as plantas de imóveis diminuíram nos últimos anos. Foi pensando nesses espaços pequenos e nas novas formas de morar que nasceu a Smart Office. Criada em 2016 pela arquiteta Karyme Borba, ela conta que desde que se formou já sabia que queria trabalhar com móveis. “Tinha certeza que era isso que eu queria. Então fui pra Curitiba e fiz um curso de design de móveis voltado para a indústria, no CEFET. Foi isso que abriu o meu mundo e eu fui cada vez mais me envolvendo com essa parte moveleira”.

Depois disso, ela trabalhou em marcenarias, em indústrias grandes, em lojas de móveis planejados e também continuou fazendo projetos como arquiteta, até que se encantou com a área de escritório: “O escritório é objetivo e precisa ser funcional”, conta ela. Karyme se afinou com isso, com o que é útil e funcional, e não apenas decorativo. “Eu quero uma coisa mais prática”, ela afirma.

A Smart Office é um empreendimento recente, mas Karyme sempre teve a veia empreendedora dentro dela. “Eu tenho necessidade do diferente, da novidade, e quando você trabalha para alguém, você fica dentro de uma caixinha.” O insight pra realmente começar a seguir seu próprio caminho aconteceu enquanto ela assistia ao programa “Mais cor, por favor” (GNT). Nele, a apresentadora Talita dá soluções práticas e criativas e faz, muitas vezes com as próprias mãos, coisas simples, úteis e bonitas – três coisas que a Smart Office também traz em seu cerne.

Outra inspiração de Karyme foi a Ikea. Baseada no conceito da marca sueca especializada em móveis, Karyme define a Smart Office: “Não escolha coisas que os outros dizem que você precisa. Faça suas escolhas de acordo com o seu estilo de vida. Escolha móveis que lhe tragam liberdade! Qualquer ambiente de uma casa pode ser multifuncional, feito para relaxar, comer, trabalhar e dormir”.

Além de estar sempre ligada no Pinterest, site que traz uma infinidade de referências inspiradoras, Karyme também se inspira em ideias que já estão bombando lá fora, como os móveis nômades. “Há uma tendência universal de que as pessoas estão cada vez mais nômades. Já tem lojas que alugam móveis, porque as pessoas estão sempre em movimento. Isso e a tendência do Do it yourself (Faça você mesmo) estão muito em alta”, conta ela. 

 

Com todo esse background, a Smart Office então oferece uma linha que apresenta soluções funcionais: “A ideia é fazer móveis que as pessoas realmente vão usar. Os móveis precisam ser um bem que pode ser usado de várias formas e não um fardo”.

Por enquanto, são mais de dez peças criadas por Karyme, sempre de olho nas possibilidades múltiplas de cada móvel: “Eu queria ter a certeza de estar vendendo uma coisa que a pessoa vai poder usar de uma forma ou de outra”.

Assim, os cavaletes com tampo de vidro podem ser uma mesa de jantar para quatro pessoas em uma sala de jantar mais enxuta e virar uma mesa de escritório em outra oportunidade, quando o espaço for mais amplo. Além disso, os cavaletes foram redesenhados com prateleiras, para fazer o espaço render o máximo possível.

Nichos, mesas laterais para a cama ou sofá, estantes… Os próprios clientes sugerem caminhos e a Smart Office vai evoluindo pelos feedbacks e extrapolando o ambiente do escritório, mantendo sempre três palavras como base: praticidade, solução e personalidade. Pensando na primeira palavra, Karyme monta sozinha, como teste, tudo o que a Smart Office produz: “Eu tenho que entender como funciona”, sempre pensando no cliente.

Além da própria linha, a Smart Office também vende produtos da Tramontina, que complementam suas opções, como bancos, cadeiras e cabideiros.

Para o futuro, Karyme já consegue vislumbrar possibilidades que são a cara da sua empreitada. “O meu sonho é montar uma loja num container. Ainda não cheguei lá, mas quem sabe! Não é tão distante”. A única certeza que ela tem é que, como boa empreendedora, logo estará querendo descobrir novas coisas: “É algo meu”, conclui.

Sofá modular de futons

Mesa lateral para sofá

Mesa lateral para cama

Cavaletes e tampo de madeira (há também a opção em tampo de vidro)

Mais informações: Linha Smart

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*