D. FOOD #4 BARES ESPECIALIZADOS GANHAM ESPAÇO EM LONDRINA

doc baner

Casas com foco em cerveja artesanal, vinho e cachaça conquistam público e mudam comportamento do consumidor

 

Por Maria Eduarda Gomes e Tatiana Ribeiro

Fotos Fábio Pitrez

 

Você cria um cartão, coloca créditos e, sem precisar chamar o garçom, vai lá e enche sua própria caneca com a quantidade e o tipo de chopp que mais te apetece. O conceito inovador é do The Wall, bar de cervejas artesanais, inaugurado há pouco mais de 6 meses no centro da cidade.

Mas a casa não é a única. Londrina vive desde o último ano um boom de bares especializados. A grande maioria traz cervejas artesanais, mas já existem cantinhos onde a cachaça, o vinho e até o gin reinam.

Conversamos com o Og Takahashi, um dos sócios do DOC Wine Bar. Lá, o cardápio é voltado para vinhos e também para o Gin, que tem uma carta toda exclusiva. “A ideia de abrir um bar de vinho era de oferecer a bebida a um preço amigável, descomplicado, sem ser elitista”, conta ele, que divide o batente com os sócios Carol Oliveira e Eduardo Rizzi. No DOC, é possível beber vinhos importados, sob curadoria do sommelier, com valores até 70% mais baixos que em restaurantes tradicionais.

Mas a tendência dos bares especializados não diz respeito só ao quesito econômico. Na verdade, trata-se muito mais de investir em uma noitada boêmia de qualidade, em vez de apostar somente em quantidade.

É aquele velho lema: “beba menos, beba melhor”. Uma verdadeira mudança de paradigma no modo de consumir que, aos poucos, vem conquistando a rotina botequeira dos londrinenses.

E se você também faz parte dessa galera, dá uma olhada nos cantinhos especializados da cidade e o que te espera em cada um:

DOC Wine Bar

Quem entende tudo de vinho vai amar o DOC e quem não entende nada, mas adora provar, vai gostar também – porque o objetivo aqui é servir a bebida de um jeito descomplicado e a preços mais acessíveis. A casa serve vinhos nacionais e importados na garrafa (a partir de R$44) ou também em taças. Para comer, tem desde porções como steak tartare, ceviche e bruschettas, passando por massas até sanduíches com salsicha alemã e, claro, hambúrgueres!

Rua Montevidéo, 700.

 

Barile Armazém

Para quem ama uma cachaça, Londrina ganhou, em 2016, o Barile Armazém. A casa é especializada e oferece mais de 80 rótulos diferentes dessa bebida tão brasileira! Você pode comprar a garrafa ou experimentar por lá mesmo. Para comer: frios, embutidos, espetinhos, porções e, aos sábados, almoço especial.

Rua Paranaguá, 1146

 

Adega do Porto

Com ambiente rústico, o bar oferece grande variedade de vinhos nacionais, importados e também o vinho da casa, que é sucesso de anos entre os londrinenses. Para acompanhar as taças ou garrafas de vinho: espaguetes, panquecas, porções e, quando a temperatura abaixa um pouco, também servem caldinhos deliciosos.

Rua Brasil, 815

 

Nação Bretta

Com 14 torneiras de chopp conectadas diretamente a uma câmara fria, a casa está sempre revezando nos estilos da bebida. É uma delícia ir lá e provar cada vez um tipo de cerveja diferente. No local, você também encontra growlers, mais de 100 tipos rótulos e ainda camisetas super lindas, ótimas para presentear. Para matar a fome, vez ou outra tem foodtrucks estacionados na calçada, ou você pode se deliciar com um sanduba do vizinho Hamburguers.

Av. Me. Leônia Milito, 1400

 

Hop’n Kombi

A primeira kombi especializada em cervejas de Londrina agora também tem um ponto fixo. A tap house oferece mais de 10 estilos diferentes de chopes e um cardápio repleto de delícias para harmonizar. Não deixe de experimentar o Clipper, hambúrguer feito com costelinha suína, provolone derretido, bacon de pernil, barbecue de abacaxi artesanal, rúcula e molho especial da casa.

  1. João XXIII, 408

 

Hopper’s

Dois amigos cervejeiros, o Márcio já produzia cervejas artesanais e o Tomio sempre amou cozinhar. E foi dessa união de talentos que surgiu o Hopper’s. A casa conta com 15 torneiras, sempre revezando em chopes dos mais diferentes, além de garrafas com rótulos locais. Para acompanhar as bebidas, experimente os hambúrgueres – tem inclusive uma opção vegana -, a porção de dadinho de tapioca acompanhada da geleia de bacon e a porção de bolovo.

Rua Goiás, 1386

 

The Wall

Com o sistema de autosserviço, o The Wall já conta com mais 2, 5 mil clientes cadastrados. Ao chegar ao bar pela primeira vez, você faz seu cadastro, recebe um cartão e coloca créditos, controlando seu próprio consumo de chopp. Dá até para colocar créditos através de um aplicativo para smartphones! São 8 torneiras de chopps artesanais, 3 delas com rótulos novos toda semana. E as canecas ficam armazenadas na geladeira, garantindo aquela temperatura deliciosa para degustar a bebida. Para petiscar, a dica são os espetinhos artesanais.

Rua Goiás, 1842