D. ARCHI #4 LAR CONTEMPORÂNEO & SOFISTICADO

lar

Com projeto de Nathália Montans & Arquitetos Associados, apartamento de jovem família preza pela modernidade e requinte sem esquecer a funcionalidade

Por Layse Moraes

Fotos Fábio Pitrez

Um jovem casal comprou um apartamento no Legend, da A.Yoshii, ainda na planta. Em ponto privilegiado da Gleba Palhano, o apartamento de 274m² de área privativa veio para as mãos de Nathália Montans & Arquitetos associados antes de ser entregue, o que fez com que sua planta fosse estudada com tempo de sobra: “Às vezes o cliente acha que é mais fácil contratar um arquiteto depois que o apartamento já estiver pronto. Mas contratar antes é ter esse tempo para organizar, fazer o projeto antes, mandar para a construtora… e isso faz toda a diferença, porque dá tempo para se programar e procurar com paciência cada coisa”, explica Nathália. Ela também ressalta que essa é a opção mais sustentável, já que evita descartes de materiais usados pela construtora cujos proprietários queiram trocar.

Pufe em primeiro plano: Casa Nova Interiores

A família do belo apartamento desta edição não tem o hábito de churrasco, então Nathália conta que priorizou o uso da varanda gourmet a integrando com a sala, para que tudo virasse uma sala social que eles pudessem usar tanto como sala de estar quanto sala de jantar – a maioria dos móveis da casa são da Hangar 43.

Estrela da sala e um dos pontos de cor do apartamento, a Poltrona Cuca (Hangar 43), de Zanine Caldas, criação da década de 1950, foi reeditada em 2016 pelo designer Zanini de Zanine, filho do mestre. A mesa, também da hangar 43, é criação de grande sucesso dos Irmãos Fahrer e tem acabamento em madeira nobre e detalhe em cobre, causando um efeito visual de extrema leveza e sofisticação.

Amplo, claro, com tons de cinza e poucos toques de cores, os moradores queriam um ambiente sofisticado, mas com um toque despojado: “Então temos poucas cores, que são muito suaves e alegram o ambiente, tapetes delimitando os espaços… Os detalhes em madeira natural trazem aconchego ao ambiente e dão um toque todo especial”, ela explica.

Mesa de Jantar Duo, do designer Paulo Sartori; Cadeiras Cut, do designer Tadeu Paisan; Aparador Phoenix, do Estúdio América, tudo da Hangar 43

Mesas laterais em couro com espelho bronze e mesas de centro: Casa Nova Interiores

Na área social, o piso escolhido foi o Porcelanato Gris Armani polido retificado, da Portobello – o mesmo revestimento pode ser usado também em paredes externas e fachadas. Já os detalhes filetados das paredes vêm em laca na cor neutra e servem para, além de dar o toque moderno, pedido obrigatório dos moradores, disfarçar colunas e camuflar algumas portas. Na entrada, o mesmo material vem escamado, com focos de luz, o que já cria outro cenário, apesar de manter o mesmo padrão do restante do apartamento.

A cortina, com lâminas horizontais que flutuam entre telas transparentes, proporcionando de uma leve transparência a um suave escurecimento, com xale em linho é a Paradise Shade, da Trilho Suisso

No living, o painel da tv é o xodó da arquiteta. Em mármore romano bruto, ao mesmo tempo em que é um painel de televisão, ele envelopa a sala e mescla o peso e a brutalidade do mármore com a sutileza da iluminação, que dá leveza. O projeto de iluminação, aliás, também é de Nathália e é todo programado para criar cenários. “Os moradores queriam uma proposta mais limpa e contemporânea, então criamos um rasgo no gesso, pintamos de escuro e demos destaque mais para os pendentes”, ela completa.

Nathália também destaca a iluminação natural, que vem com o bônus de uma bela vista para o Lago Igapó. A cortina é a Paradise Shade, da Trilho Suisso, com lâminas horizontais que flutuam entre telas transparentes, proporcionando uma leve transparência a um suave escurecimento, com xales em Linho: “As persianas automatizadas da Trilho Suisso foram sensacionais para esse resultado porque têm permeabilidade visual, então fica lindo”, reforça Nathália. Entre os destaques do mobiliário, a mesa de centro e as mesas laterais em couro com espelho bronze, ambas da Casa Nova.

As mesas de centro Maya (Hangar 43), designer Ronald Sasson, podem ser usadas juntas ou separadas e estão disponíveis em duas versões: a primeira com complemento de revisteiro com reforço em aço e a segunda com complemento em bandeja de couro.

O home theater é, na verdade, um espaço dedicado aos dois filhos do casal, duas crianças pequenas. As portas em estilo painel são a opção perfeita para dar privacidade nas horas mais descontraídas ou integrar todos os ambientes quando for necessário. O espaço traz tons de azul no sofá, almofadas e nos detalhes do tapete, dando uma atmosfera mais lúdica e descontraída. Apesar disso, o ambiente mantém sempre a base mais neutra, como no painel e no rack, nunca esquecendo o lado funcional: os gavetões são para guardar brinquedos e as paredes têm revestimento em laca, para facilitar a manutenção.

No home theather, cortina Paradise Shade, com xale em linho, da Trilho Suisso.

Exatamente por se tratar de uma jovem família, a cozinha é perfeita para pais de crianças pequenas: tem vista para o home theater, o que traz praticidade e funcionalidade, já que os pais podem observar as crianças brincando enquanto comem – e elas mesmas podem assistir à TV enquanto fazem pequenas refeições, por exemplo. As banquetas da cozinha são da Casa Nova e as pastilhas são todas da Portobello: “elas têm um brilhinho por mesclar vidro, metal e mármore”, explica Nathália. Já os armários, seguindo a linha neutra de toda a casa, são em tom bronze e as bancadas em quartzo branco. A Persiana Madeira Composta fica por conta da Trilho Suisso e tem lâminas de polímeros compostos, o que garante maior resistência contra impactos, umidade, poeiras e raios UV – perfeita para um ambiente como a cozinha. Além disso, como o material remete à madeira, dá um equilíbrio e aconchego à cozinha, algo importante, já que se trata de um espaço integrado ao home theather.

As banquetas da cozinha são da Casa Nova Interiores e as pastilhas Mix Corten são da Portobello

Na cozinha, Persiana Madeira Composta Trilho Suisso, – as Lâminas de plímeros compostos, garantem maior resistência contra impactos, umidade, poeira e raios UV

Na área íntima, os quartos das crianças encantam: “É muito legal quando os pais podem investir em um quarto realmente infantil para as crianças”, Nathália confessa.

O quarto da menina segue a proposta montessoriana: tudo ao alcance da criança, para que autonomia e liberdade possam ser asseguradas desde cedo. Apesar de ser um quarto de criança por excelência, Nathália reforça que ele já tem toda uma cabeceira estofada, para poder encaixar uma cama no futuro. No presente, a aura da infância é mantida: cama azul, em formato de casinha, armário personalizado, papel de parede florido, bem delicado. No banheiro da menina, azulejo Liverpool Rosa Chá, da Portobello, bem delicado.

No quarto dos dois filhos, Cortina Romana Decor Trilho Suisso, com discretas linhas retas que marcam o melhor do design contemporâneo

No banheiro da menina, piso Seventies Mix Branco e revestimento Liverpool Rosa Chá Portobello.

No quarto do menino, tijolinhos à vista na parede e tons de azul marinho e cinza reinam. No banheiro, azulejo Liverpool Azul Indigo, da Portobello, dá o toque especial e foge do clássico banheiro neutro. “O mais gostoso de fazer qualquer projeto é quando o cliente confia em você. A gente colocou tijolo, cimento, cama azul… A cama está encaixada em cima de um tablado estofado. É um quarto de criança, com um espaço pra ele! E os proprietários toparam tudo”, Nathália conta.

No banheiro da menino, pastilhas Dots White e revestimento Liverpool Azul Ingigo Portobello.

Tanto no quarto da menina quanto no quarto do menino, as persianas são Romana Decor, da Trilho Suisso, que se ajusta com perfeição às soluções da arquitetura moderna.

Na suíte principal, a proposta é mais ousada e foge dos tons mais claros do resto da casa. A parede inteira é estofada, com arandelas de parede direcionáveis e o resto da iluminação indireta, o que dá o conforto necessário para um ambiente como o quarto.

Na suíte do casal, a cortina Paradise Shade é Trilho Suisso e a mesa de cabeceira é da Casa Nova Interiores

No banheiro da suíte do casal, todas as pastilhas e todo o revestimento são da Portobello. “Essa pastilha é super artesanal e tem um charme rústico que me encanta”, Nathália declara. Já a cortina Paradise Shade, da Trilho Suisso, dá o aconchego necessário.

No banheiro da suíte principal, Persiana Madeira Composta Trilho Suisso. O piso é o Bianco Paonazetto 60×120 Natural Retificado e a pastilha é a Jazz Noir 29×33, ambos da Portobello

A passagem da suíte para o banheiro pode ser feita tanto via closet quanto direto do quarto. Nele, os criados, da Casa Nova, foram escolhidos para dar ar contemporâneo, nada combinadinho e nem planejado. “Também brincamos com baús e pufes para compor a decoração”, explica Natália. Como o piso era escuro, o tapete claro, macio e confortável, dá o equilíbrio perfeito e é o gran finale do lar contemporâneo e sofisticado desta edição.