D. FOOD #4 CERVEJA À MODA PÉ-VERMELHO

CAPA DESTK FOOD

 Kaffee Bier, a premiada cerveja com café da cervejaria londrinense Von Borstel, inspira prato da Escola Menu, exclusivo para a Drops

por Layse Moraes

Fotos Fábio Pitrez

 

A Von Borstel – Cervejaria familar é coisa de família e deixa isso bem claro já no próprio nome. Fernando Von Borstel conta que a cerveja sempre foi uma paixão antiga de Marcus, seu pai. De descendência alemã, eles dividem o sobrenome com o nome da cervejaria, deixando claro a ligação afetiva e sanguínea: “Há um peso de responsabilidade, de honrar o próprio nome, pelos nossos avós, pelas pessoas da família. É tudo muito preciso e muito correto dentro da cervejaria”, conta ele.

Londrinense, a Von Borstel vem ganhando destaque e a sua Kaffee Bier, cerveja cujo ingrediente-chave é o café, levou medalha de ouro na South Beer Cup, uma premiação importante que reúne cerca de 180 cervejarias artesanais de diversos países sul-americanos, como Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia Colômbia e República Dominicana.

 

A produção da Von Borstel começou oficialmente e industrialmente há 2 anos, mas há 5 anos eles já vem produzindo e testando cervejas com amigos e familiares. Fernando se dedica em tempo integral à Von Borstel, mas tem a ajuda de Marcus, que ainda se divide entre a cervejaria e sua outra empresa – no entanto, Fernando ressalta, a ideia é fazer da Von Borstel o negócio principal do clã, e pelo jeito isso não vai demorar muito a acontecer… o interesse por cerveja está, pouco a pouco, ganhando espaço na vida dos outros irmãos e a empreitada não para de crescer! Fernando conta que o pai sempre foi um entusiasta de cervejas artesanais e sonhava em ter um bar. Já Fernando fez gastronomia e também é um apaixonado por cervejas, então começou a se interessar por produzir. Hoje Fernando cuida da parte produtiva e do desenvolvimento de novos rótulos e o pai cuida da parte comercial.

Atualmente são sete rótulos, um deles sazonal, que é a cerveja de Páscoa, mas a quantidade varia: “Este ano mesmo a gente vai ter mais duas no portfólio, incluindo a cerveja Natal. A gente inicia os testes em agosto e a ideia é lançá-la em novembro”, adianta Fernando.

Sobre a premiação na South Beer Cup, Fernando fala com entusiasmo: “Foi impressionante! A gente sempre acreditou na Kaffee Bier… neste ano a gente recebeu a medalha de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau, que acontece no início do ano, então pensamos em partir para um concurso internacional. Quando recebemos a notícia da medalha de ouro, foi mais do que fantástico. Eu chorei com o meu pai, foi uma loucura”. Para ele, a singularidade da Kaffee Bier é a harmonia primorosa do café com a cerveja: “Esse é o ponto mais difícil de uma cerveja com um ingrediente diferenciado… fazer com que a cerveja base e esse item tenham uma harmonização perfeita, e eu acredito que a Kaffee Bier tem isso. Ela conseguiu harmonizar o café, que muita gente acha que é pesado, e trouxe um toque delicado, aromático e gustativo. Esse é o maior triunfo da Kaffee”, explica Fernando.

 

O café utilizado na Kaffee hoje é o Catuaí Vermelho, da Fazenda Palmeira, de Santa Mariana: “No próximo lote, a gente vai continuar com a Fazenda Palmeira, mas com outra variedade de café. O que não muda é que os cafés serão sempre do norte pioneiro do Paraná”, Fernando reforça.

A paixão pela cerveja dos membros da família Von Borstel está prestes a alçar voos ainda mais altos… “Nosso sonho ainda é ter uma cervejaria própria (hoje nós locamos fábricas pra poder fazer nossa cerveja). Mas também sempre quisemos ter um estabelecimento próprio…”, Fernando diz. Para isso, em breve Londrina ganhará a Casa Von Borstel. O lugar promete: uma pequena portinha na R. Santos revelará um espaço amplo, moderno e aconchegante: “A ideia de ter a Casa é trazer as pessoas pra perto dos conceitos da Von Borstel. A casa vai abrir no começo de setembro e vai ser um empório, bar e restaurante. Será um espaço informal e aconchegante, como se você estivesse na sua casa mesmo. Eu acredito que vai ser um ambiente bem novo e revolucionário aqui em Londrina. Nós vamos trazer as pessoas para a família Von Borstel”.

Cerveja no menu

Para entrar no clima saboroso de comemoração bem à moda pé vermelho, a Escola Menu preparou um prato com a Kaffee Bier. A Menu, que há mais de um ano vem conquistando os londrinenses com seus cursos gastronômicos, sabe bem de sua missão: “A gente vende experiência, não comida”, explica Ana Paula, dona da Escola.

O chef Pablo Lussich preparou então um prato regional, com várias sequências de sabores de milho, tendo o filé mignon suíno como personagem e a Kaffee Bier como protagonista.

Segundo Pablo, o adocicado do milho combina bem com o amargor do café, dando ao prato o equilíbrio perfeito. Assim, as várias texturas e formas do milho vêm em forma de canjiquinha de milho, milho verde salteado, poeira de pipoca e crouton de broa salgada.

A presença marcante da Kaffee Bier fica por conta da redução, riscando o prato, e também de uma espuma de cerveja, feita com creme de leite fresco, pimenta branca, sal e, claro, a própria Kaffee Bier. A plantinha, que dá charme ao prato, não está lá apenas pela estética, parecida com o agrião, a Capuchinha dá um toque de sabor todo especial.

A bebida para acompanhar não poderia ser outra: Kaffee Bier. Saúde! Ou como se diz em alemão: Prost!