D.READ #4 – ENCONTRO COM OS GRANDES LIVROS

CAPA DESTK READ

A cada 15 dias, há um grande escritor e uma grande obra esperando por você na ACIL

Por Paulo Briguet

Desde abril está sendo realizado em Londrina o projeto “Volta ao Mundo em 22 Livros”, mais conhecido como Clube do Livro. Em encontros quinzenais, na sede da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), discutimos obras de referência da literatura mundial. A participação é aberta a todos os interessados. O projeto tem apoio da ACIL, Sindimetal e Sinduscon.

A jornada do Clube do Livro teve início na Grécia antiga, com a peça teatral “Antígona”, de Sófocles, e a “Apologia de Sócrates”, de Platão, considerada uma das obras fundadoras da filosofia ocidental. Nos encontros seguintes, houve um salto no tempo, sendo apresentadas e analisadas obras de escritores do século XX: George Orwell, Aldous Huxley, Franz Kafka e Milan Kundera. Um encontro foi dedicado àquele que é considerado o maior escritor brasileiro — Machado de Assis.

Para o sociólogo e editor Silvio Grimaldo, coordenador do projeto, o Clube do Livro tem com objetivo maior expandir o horizonte intelectual das pessoas. Com o aumento do repertório literário, os participantes se capacitam a compreender e enfrentar os desafios da vida contemporânea. Como diz o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho: “Todos nós, como pertencemos à mesma espécie, temos potencialmente a capacidade para termos as mesmas experiências interiores. Mas você dificilmente terá a capacidade de expressá-las com palavras próprias. Então você deve usar os recursos que estão na cultura”. Olavo, por sinal, é um dos autores cuja obra será discutida no Clube do Livro.

Grande parte da angústia do homem contemporâneo reside no fato de que ele não possui o repertório imaginativo capaz de expressar o que está sentindo e sofrendo. Para externar impressões e sentimentos, a pessoa deve recorrer a símbolos e metáforas que só existem na grande literatura. Neste sentido, a apreciação de obras literárias consagradas, que já foram submetidas à prova do tempo, tem uma função verdadeiramente libertadora. Não por acaso, as palavras “livro” e “liberdade” têm a mesma raiz etimológica. O livro — o bom livro — liberta.

Nos próximos meses, o Clube do Livro vai discutir obras de William Shakespeare, Fiódor Dostoiévski, Ivan Turguêniev, Henrik Ibsen, Georges Bernanos, Arthur Koestler, Graham Greene, Mário Ferreira dos Santos, José Ortega y Gasset e Santo Agostinho.

A cada 15 dias, haverá um grande escritor e uma grande obra esperando por você na ACIL. Como já dissemos, a participação é aberta a todos os interessados, sendo sugerida uma taxa de colaboração de R$ 25 por participante (não obrigatória). Não há obrigatoriedade de ler previamente as obras discutidas. A ideia é estimular a leitura dos clássicos mediante a conversação com os grandes autores de todos os tempos.

Serviço: Clube do Livro ACIL – Encontros quinzenais, sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas, na ACIL (Rua Minas Gerais, 297, Londrina). Mais informações pelo fone (43) 3339-5639 ou pelo e-mail relacionamento@acil.com.br