D.ON – CASA JABUTICABA, DA RAFFO ARQUITETURA, LEVA PRÊMIO INTERNACIONAL

Casa jabuticaba

Raffo Arquitetura, escritório do arquiteto Lucas Raffo, ganhou recentemente um importante prêmio internacional, concedido pela Americas Property Awards.

A Americas Property Awards é vinculada à International Property Awards, entidade privada com sede na Inglaterra. O concurso promovido pela Internacional Property Awards — que abrange a arquitetura residencial e comercial, design de interiores, área de desenvolvimento e consultoria imobiliária — é um dos mais prestigiados do mundo e o prêmio representa o reconhecimento da excelência entre os projetos concorrentes, sobretudo valorizando a originalidade, funcionalidade, design e sustentabilidade.

O evento, que tem recebido a chancela de patrocinadores de renome internacional, como Mercedez Benz, Jaguar e o jornal britânico Daily Mail, neste ano contou com participação de mais de 200 concorrentes na América – o concurso foi realizado em associação com a empresa britânica Bentley, fabricante de carros de luxo. A entrega dos prêmios ocorreu em evento de gala no Fairmont Royal YorkHotel, em Toronto.

Lucas Raffo recebendo a premiação

Vencedor na categoria Single Residence, a Raffo Arquitetura também ganhou o The Best Architecture Single Residence 2017/2018, uma honraria cinco estrelas, que escolhe a dedo os maiores destaques entre os participantes de toda a América.

O grande motivo da premiação é a Casa Jabuticaba, residência que fica aqui em Londrina, no Alphaville, e tem como seus destaques a memória afetiva dos moradores e a preocupação com a sustentabilidade.

Em conversa com a Drops, o arquiteto Lucas Raffo conta que a estreia da Casa Jabuticaba na mídia foi na revista local Wink Mag e que a primeira pessoa a fotografá-la foi o fotógrafo Fábio Pitrez. Depois disso, a casa saiu na Oca, uma das mais importantes publicações de arquitetura brasileira, e no site ArchDaily, em 2015. Foi a partir daí que a Casa Jabuticaba começou a ganhar mais atenção: “ela ficou entre os 20 projetos mais vistos do Brasil no ArchDaily e quando saiu no internacional começou a tomar mais dimensão.  Comecei então a receber emails e contatos de pessoas de outros países e, em abril, fui convidado para participar do prêmio. Foi inesperado. Nunca imaginei que ia ganhar, apesar de saber que tínhamos feito um excelente trabalho. O que aconteceu depois, que ganhamos também o cinco estrelas, não esperávamos de jeito nenhum”, ele conta.

A Casa Jabuticaba foi projetada em 2010 e finalizada em 2012 e Lucas Raffo ressalta que um dos grandes chamarizes  do projeto é o trabalho com a memória afetiva: “A gente trouxe a jabuticabeira de outra cidade, da casa em que a proprietária cresceu, lá em Bela Vista. Além disso, a casa tem um funcionamento passivo, onde a gente tenta economizar energia ao máximo, alinhando-se com as ideias de sustentabilidade”.

O projeto da Casa Jabuticaba foi um marco para Raffo: “eu tinha acabado de iniciar a minha carreira solo e foi um projeto em que tive muita liberdade. Os moradores me permitiram uma liberdade criativa e também contribuíram muito para enriquecer o projeto, como com a história da jabuticabeira. O projeto ideal deve ser um casamento entre as ideias do arquiteto e a ideia dos moradores”, conclui ele.

Confira imagens da Casa Jabuticaba, fotografada por Fábio Pitrez: