D.MOTOR – VIRTUS É O NOVO SEDÃ DERIVADO DO POLO

001_VirtusHigh_TSI

Por: Mauricio Della Barba –

Modelo da Volkswagen chega em 2018 com avançadas tecnologias de conforto, segurança e conectividade

A Volkswagen apresenta o Virtus, um carro global, inédito e que chega com novidades em estilo e tecnologia. O sedã é construído sobre a mesma plataforma do recém-lançado Polo e deve chegar às lojas no inicio de 2018. A montadora alemã faz alarde na hora de apresentar o Virtus, como o primeiro automóvel na América Latina a usar inteligência artificial para ajudar motoristas no dia a dia. Os preços do Volkswagen Virtus serão revelados durante seu lançamento, em janeiro. O novo sedã contará com opções de motor que já equipam o Polo, com a ausência do motor 1.0 aspirado. Portanto, o sedã da VW virá equipado com propulsores 1.6 MSI, de 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, e 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm. Quem optar pela motorização turbo também levará de série o controle de estabilidade e tração, que estará restrito às versões mais caras do Virtus. O Virtus é visualmente muito parecido com o Novo Polo, com diferenças apenas na traseira, onde o porta-malas ganha destaque. Com 4,48 metros de comprimento, o Virtus é um dos maiores entre os seus concorrentes diretos e chega bem próximo, em tamanho, do seu irmão maior Jetta. A distância entre-eixos no Virtus é de 2,65 metros, exatamente a mesma do Jetta atual.

O Virtus traz lanternas grandes e finas. Elas conectam os para-lamas com a tampa do porta-malas e têm um ângulo reverso, semelhante às do Jetta. Outro destaque é o defletor na região superior da tampa, evidenciando o visual esportivo. A placa fica bem ao centro da tampa do porta-malas, entre as lanternas, criando um layout harmonioso. O para-choque conta com um uma moldura na parte inferior, que atravessa toda a traseira. O novo sedã da Volkswagen também agrada no espaço para as malas: são 521 litros de capacidade, um dos maiores da categoria, superando até mesmo o irmão maior Jetta em 10 litros.

TECNOLOGIA – Internamente, o Virtus traz a segunda geração do Active Info Display (recurso inédito nessa categoria), sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de três entradas USB, entre outros itens. O Discover Media permite o espelhamento de smartphones por meio das plataformas Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto. No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet, com gráficos extremamente precisos e de alta qualidade.

O novo carro ainda vai oferecer o “manual cognitivo” que responde aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica. Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida.