SALADAS NO POTE: PRATICIDADE, SABOR E SAÚDE

capa baixa salada 2

Sem tempo ou sem criatividade para preparar pratos saudáveis? As saladas no pote são uma opção deliciosamente prática

Por Maria Eduarda Gomes e Tatiana Ribeiro
Fotos Reprodução

 

Volta e meia recebemos mensagens perguntando como conseguimos manter a saúde comendo tanta coisa. A verdade é que nós duas também nos preocupamos muito com nossa alimentação, dando prioridade aos alimentos frescos, de produtores locais – quanto menos produtos industrializados, melhor.

Amamos pratões coloridos, de preferência com alimentos orgânicos e sempre que possível cozinhamos nossa própria comida.

Com a correria, às vezes falta tempo e criatividade para cozinhar e aí fica fácil cair na tentação. Uma dica que nos ajuda é fazer as famosas saladas no pote, que, além de lindas, são deliciosas, nutritivas e reúnem quase tudo que precisamos.

Nossa musa das panelas, a cozinheira e nutricionista Valéria Mortara explica que o mais importante na hora de fazer sua salada no pote é pensar se ela vai servir como uma refeição completa ou apenas como acompanhamento. Se a salada for a refeição principal, lembre-se de incluir carboidratos, proteínas e vegetais.

 

“O MOLHO NO FUNDO, A FOLHA POR ÚLTIMO. O PRINCÍPIO É ESSE”

Para a montagem, o mais importante é isolar as folhas do sal ou molho utilizado, pois é essa mistura que deixa a salada murcha e com aspecto insosso. Faça camadas que preencham todo o pote e o tempero vai sempre ao fundo. As camadas seguintes precisam ser feitas de alimentos que ficam gostosos quando “curtidos” no tempero, como frango, arroz, repolho, cenoura ralada, grão de bico, entre outros.

Na camada seguinte, coloque os alimentos que, se entrarem em contato com o tempero, não ficarão deteriorados, como brócolis cozido no vapor e sem sal, por exemplo. Por último, você coloca as folhas – que devem estar bem sequinhas -, tomates e outras verduras que não ficam bem quando em contato com o molho por muitas horas.

Foto: Reprodução

 

QUANTO TEMPO DURA A MINHA SALADA?

Algumas pessoas fazem as saladinhas para a semana toda, mas, de acordo com a nutricionista, a dica é fazer os potinhos de três em três dias. O mais indicado é usar recipientes altos e de vidro, que evitam vestígios de cheiros e resíduos, além de serem mais sustentáveis.

Foi pensando nessas e em outras dicas espertas que a Valéria criou minicursos em seu espaço, o Colher. O objetivo com as oficinas não é só passar receitas, explica, mas estimular as pessoas a lançarem um olhar mais criativo na cozinha, tendo autonomia para inovar e criar suas próprias saladas. “Se comermos uma boa salada todos os dias, 90% dos nossos problemas de saúde estão resolvidos”, resume Valéria.

Mas, se você está na correria, e ainda não conseguiu fazer suas próprias saladinhas, temos algumas dicas de locais que você pode fazer o pedido dessas belezuras prontas. Olha só:

 

Green 4 Food Londrina

A marca carioca acaba de desembarcar em Londrina e já está fazendo sucesso com quem experimenta. São saladas frescas e nutritivas, e todas valem por uma refeição completa. Elaboradas por uma nutricionista, elas vêm em um pote de vidro e estão disponíveis em 5 sabores. Uma das que mais gostamos é a Mexicana (R$18 – preço médio), feita com agrião, tomate cereja, cebola roxa, feijão branco, pimentão amarelo, guacamole, coentro e pimenta biquinho.

Para encomendar, entre em contato pelo whatsapp: (43) 99139-5942. As saladas são entregues de segunda a sexta.

 

Akko Saladas

Uma variedade de legumes, verduras e hortaliças fresquinhas, que chegam à sua casa já cortadas, higienizadas e fracionadas em porções. Mais praticidade do que isso é difícil, né? Para ninguém ficar com preguiça na hora de preparar nenhum prato. Tudo da Akko é colhido em um sítio na região de Londrina. A empresa trabalha com planos mensais, nos quais as saladas são entregues semanalmente. Tem o individual (5 saladas por semana), o Casal (9 saladas por semana), o Plano Família (12 saladas semanais) e o Plano Para Todos (com 20 saladas sendo entregues semanalmente).

Encomendas podem ser feitas pelo whatsapp da empresa: (43) 9986-07340.

 

Duda e Tati são jornalistas e autoras do Blog baixagastronomialondrina.com.br