VISTA PARA A NATUREZA & ARQUITETURA ATEMPORAL

_CBG5166

Casa projetada por Marcelo Melhado & Associados tem como destaque as grandes aberturas para a área externa e acabamentos nobres e atemporais

Por Layse Moraes
Fotos Fábio Pitrez

A casa desta edição, localizada no Alphaville Jacarandás, tem como ponto alto o terreno onde se encontra. Projetada por Marcelo Melhado & Associados, Marcelo conta que o terreno tem um declive considerável e o que poderia parecer um problema acabou sendo exatamente a melhor das soluções: “Um espaço bem pensado é uma das coisas mais importantes. Seja na concepção de arquitetura ou na concepção de interiores, a arquitetura tenta fazer um diagnóstico e resolver um problema, essa é a função do arquiteto. Então temos o melhor sol e a melhor vista em uma casa que aparenta não ter vizinhos – os vizinhos dela são o horizonte e a vegetação da rua. Essa é a grande particularidade da casa”, explica ele.

Segundo o arquiteto Marcelo Melhado, o destaque da casa são suas grandes aberturas: “elas são uma característica do nosso trabalho e acontecem aí com o presente da vista bonita”.

Os acabamentos da casa são nobres e atemporais: “Isso também é uma característica nossa, para a casa não ficar parada no tempo. O piso dessa casa, em mármore travertino nacional, foi usado há 20 anos e vai continuar sendo usado daqui a 20 anos também. Tudo na casa é de primeira linha, com o conforto da tecnologia e da automação, para facilitar a vida.

 

“A decoração tem muito da dona da casa. Para mim, foi um exercício de desapego. E por que não deixar a dona da casa feliz? Isso é importante. Então foi uma parceria entre ela e eu”, explica o arquiteto

Toda a marcenaria da casa e móveis planejados foram executados pela Movelaria Dom Bosco As cortinas da casa têm sistemas da Trilho Suisso

O projeto luminotécnico foi executado pela Starluz

“Meu espaço preferido da casa é o espaço gourmet e o canto do pub. Aquela área é a alma da casa. Eu falo ‘alma’ porque tenho certeza que ali vai ser um espaço de convivência”, confessa Melhado

Nós temos uma ambição… gostamos que as coisas durem. Neste mundo em que a gente vive hoje, as coisas são muito descartáveis. Tudo fica velho e vencido muito rápido… os olhos das pessoas estão acostumados com isso. E as coisas não são assim. As coisas podem durar. E as coisas boas são feitas para durar”, esclarece Marcelo.

Ainda pensando em atemporalidade, os quartos dos filhos também seguem essa linha. Marcelo conta que a opção por quartos não tão infantis foi um pedido da família, para não exigir tantas mudanças no futuro.

No quarto do menino, a cama baixa tem uma base que avança, o que permite receber um colchão maior mais além: “Hoje a gente explora a base como uma coisa divertida. Os pais sentam ali, contam história para dormir… essa foi a nossa intenção”, o arquiteto esclarece.

“Todos os banheiros dos filhos tem jardim, então não há espaço sufocante, já que não tem janelas, mas sim grandes aberturas. Isso dá sensação de liberdade e é muito importante num projeto”, reforça Marcelo Melhado

 

 

Já a suíte principal ostenta um closet espaçoso e uma decoração clássica. No banheiro, a amplitude também foi privilegiada, com destaque para a banheira e duas duchas.

 

A piscina entra como parte do paisagismo: é o centro de tudo e um elemento muito forte da casa: “Tudo se volta para ela: os quartos, a sala… Quanto mais visual agradável você tiver, melhor”, diz Marcelo.

O projeto luminotécnico, realizado pela Starluz, é um dos pontos altos da casa

A área externa conta também com materiais naturais, como o deck de madeira, fazendo com que todo o ambiente fique em harmonia com o jardim: “Tudo o que remete à natureza se integra ao elemento construído e o ameniza. Então, por fora, na fachada, temos pedra, concreto, madeira, tijolo… tudo isso é da natureza. Isso é a base do meu trabalho, é no que eu acredito”.