O PRECURSOR DO SGT. PEPPER´S

636123291756295976-STG1019-classic-pet-sounds

The Beatles é a melhor, a mais importante e a mais influente banda pop/rock da história e The Rolling Stones é a melhor banda de rock de todos os tempos, sendo estes considerados rivais desde o início de suas carreiras(musicais). Mas musicalmente falando, apenas uma banda foi capaz de influenciar os Beatles e estes não foram os Stones.

Americanos da Califórnia, os Beach Boys fizeram durante anos sucesso através da surf music, emplacando vários hits nas paradas musicais. Isso foi apenas até o final de 1965, quando Brian Wilson, líder da banda, ouviu pela primeira vez o álbum Rubber Soul(The Beatles/1965), este atípico para a época em que foi lançado. Abismado com a sonoridade e o conceito do álbum, Brian Wilson colocou em sua cabeça que tinha capacidade de criar algo melhor e mais inovador ainda. Assim surgiu a idéia de Pet Sounds.

Para colocar em prática o que tinha em sua cabeça, Brian Wilson contou com a ajuda do jovem compositor Tony Asher e também abriu mão de sair em turnê com sua banda, preferindo se enclausurar no estúdio para produzir o álbum, ficando os arranjos e as composições basicamente de sua autoria. Brian inovou ao extremo: sofisticadas harmonias vocais, instrumentos não convencionais e efeitos sonoros como sinos, campainhas, latas, garrafas e até latidos de cães. Seu envolvimento foi tanto que colaborou até para o início de sua esquizofrenia e, ao finalizá-lo, ainda sofreu pressão de seus companheiros de banda, da gravadora e até de seu possessivo pai, todos afirmando que seria um fracasso de venda e de crítica devido à sua inovação e falta de apelo comercial. Engano total.

Lançado em maio de 1966, Pet Sounds é considerado até hoje uma obra-prima, sendo classificado em diversas listas como o segundo mais importante álbum da música pop/rock, perdendo apenas para Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band(The Beatles/1967), este criado sobre forte influência de Pet Sounds, fato afirmado pelos próprios Beatles. Aliás, Paul McCartney afirmou diversas vezes que gostaria de ter composto “God Only Knows” umas das mais belas faixas do álbum.

Fica a dica o filme The Beach Boys – Uma História de Sucesso(Love & Mercy – 2014), o qual relata mais detalhes da criação de Pet Sounds.