BRASILIDADE & DECORAÇÃO

brasilidade na decor

A  brasilidade resulta da valorização da diversidade e do fortalecimento da identidade nacional por meio de formas, cores, texturas e materiais que remetem à história do país

por Edson Faria

 

Raças, crenças e tradições são elementos que incorporam a pluralidade cultural do Brasil, fruto da coexistência e interação de diferentes grupos étnicos. A expressão brasilidade resulta justamente da valorização dessa diversidade e do fortalecimento da identidade nacional. O conceito ganhou força no ano de 2014, com a Copa do Mundo da FIFA e, de lá para cá, foi emprestado à diversas áreas, como moda, gastronomia, arquitetura e design. Na decoração, compor um ambiente com este conceito significa traduzir essa pluralidade por meio de formas, cores, texturas e materiais, obtendo um resultado que contemple a história do país e o caminho percorrido até aqui.

Por emprestar traços culturais através do uso de materiais e artesanatos locais, o regionalismo se torna uma excelente maneira de exprimir brasilidade à composição. As peças podem ser das mais variadas matérias-primas, indo da força do couro do cangaço à leveza e naturalidade das palhas caiçaras. Os trançados e bordados mineiros, patrimônios imateriais, são outra opção dentre o vasto repertório disponível. Afora esses artigos, pode-se contar com aqueles feitos de pedras, fibras, argilas e diferentes tons de madeira. Tratam-se de elementos que incorporam estilos e expressam a individualidade da cultura nacional. Além disso, um ambiente pode mixar a linguagem de diferentes estados, conectando, por exemplo, a serenidade dos estados nordestinos, com a sobriedade paulista, pois tais conexões enriquecem a decoração e despertam maior interesse de quem as aprecia.

Fonte: Regina Amaral | Foto: Jomar Bragança

Em terras inicialmente habitadas por indígenas, o apreço pela exuberante variedade de fauna e flora se manifesta no cotidiano e na personalidade de quem a habita. Ser brasileiro é sinônimo de energia e entusiasmo, por isso, não tenha medo da tropicalidade e traga essa alegria pra dentro da sua casa. Faça uso de estampas que reflitam a variedade infinita de matizes, texturas e formatos que compõem a biodiversidade tupiniquim. No entanto, não a restrinja a representações e aposte também no cultivo de espécies dentro do seu ambiente, visto que elas, acima de tudo, proporcionam aconchego e tranquilidade.

As paredes, muitas vezes esquecidas, representam uma porcentagem grande do visual do ambiente e, ao serem trabalhadas, complementam e valorizam o conceito geral empregado. Seja por meio da obra de grandes artistas ou pela espontaneidade da arte popular, vista suas paredes com imagens despertem sua afetividade e expressem emoções. Trabalhar com o conceito de brasilidade é isso: resgatar suas memórias, imprimindo valor e significado à decoração.

Como se pode ver, trazer bossa e gingado para sua casa é mais simples do que parece, pois o brasileiro tem à sua disposição um vasto repertório de elementos e referências culturais que possibilitam uma proposta, além de bela, única e fundamentada em sua essência. Por isso, fuja de composições tradicionais, inspire-se na sua história, e componha uma decor que exale o seu DNA, pois a autenticidade é a única tendência que nunca sai de moda.

Fonte: Ayrosa Design | Foto: Cleiby Trevisan

 

Fonte: Casa Vogue | Foto: Lufe Gomes

Fonte: Gil Cioni e Olegário de Sá | Foto: Lufe Gomes