SEMANA FASHION REVOLUTION LONDRINA

Semana Fashion Revolution

A Semana Fashion Revolution Londrina está chegando ao fim… confira o que rolou e o que ainda vai rolar no evento

A Semana Fashion Revolution celebra mundialmente os trabalhadores da indústria da moda e relembra o desastre da queda do Rana Plaza, em Bangladesh, dia 24 de abril de 2013. Essa tragédia, que deixou pelo menos 377 pessoas mortas, revelou o lado obscuro da indústria de roupas internacional e mostrou o amplo descumprimento das normas básicas de segurança do país. Para homenagear essas vítimas, o evento deste ano traz como tema “5 anos após Rana Plaza” – com atividades distribuídas entre o Departamento de Design do CECA – Centro de Educação Comunicação e Artes da UEL e Casa Madá – Ateliê Coletivo.

A Semana Fashion Revolution começou, na segunda-feira, com a exibição do documentário “The True Cost”, seguido por uma roda de conversa com alunos e professores, além de contar com participações especiais, como a da estilista Bianca Baggio e das meninas do projeto Teia – Moda e Sustentabilidade, Jaqueline e Isabela.

No dia seguinte, a programação seguiu com o documentário “River Blue” e com uma roda de conversa com as mesmas convidadas do dia anterior.

Na quarta-feira houve uma oficina de lambe-lambe, com frases e dados sobre os impactos sociais e ambientais da moda, além de colagem nas paredes.

Já na quinta-feira, o lounge do Departamento de Design do CECA sediou uma oficina de confecção de carteira e pochetes a partir de retalhos variados de tecido plano e couro.

A programação amanhã vai acontecer na Casa Madá – Ateliê Coletivo, que irá realizar uma oficina de bordado, com Carolina Sobreira, da Casa Valparaíso, a partir das 14h. Na oficina, ela irá ensinar pontos de bordado – essa é uma antiga técnica que está se modernizando e atraindo cada vez mais pessoas. Quem participar da oficina poderá aplicar os pontos aprendidos em riscos pessoais ou prontos, renovando peças esquecidas no armário. Para esse curso, estão disponíveis apenas 10 vagas.

No mesmo horário vai acontecer a oficina “Ressignificando acessórios”. Essa oficina será ministrada pelas irmãs Gabriela e Mariana Fernades, criadoras da marca de acessórios Cadô. Elas pretendem realizar exercícios para transformar, de forma criativa, peças do acervo pessoal, além de fazer uma reflexão sobre consumo consciente. As vagas são limitadas a 15 pessoas.

Ainda na sexta-feira, a partir das 16h30, vai rolar um bate papo “Consultoria de estilo e consumo consciente”, com a presença da consultora de estilo Fernanda Rocha.  Ela vai falar sobre a importância do estilo, além de abordar temas como  consumo consciente e valorizar o que já existe no armário através da customização e reforma de peças. Estão disponíveis cerca de 20 vagas para o Bate-papo.

No sábado, a programação conta com a 10ª edição da Teia de Trocas, a partir das 17h.  Esse é um bazar de trocas mensal do projeto TEIA – Moda e Sustentabilidade, que acontece também durante o Fashion Revolution. As peças para a troca serão recebidas até amanhã na Casa Madá – Ateliê Coletivo e no Departamento de Design.

Em seguida, às 19h, vai acontecer uma exposição de artistas locais sobre moda sustentável. Ao mesmo tempo, estará à disposição dos participantes nos dois dias de evento na Casa Madá uma “colcha de retalhos” para que os participantes possam acrescentar suas expectativas para um mundo mais sustentável e consciente por meio de seus próprios retalhos, pontos de bordados e frases em caneta.

Para se inscrever em cada uma das programações envie um e-mail para falecomteia@gmail.com, coloque no assunto INSCRIÇÃO FASHION REVOLUTION e no corpo do e-mail coloque qual ou quais atividades você quer se inscrever.

Mais informações: Semana Fashion Revolution Londrina