FEIRA DOBRA DE ARTE IMPRESSA ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA

Feira Dobra

A Feira DOBRA de Arte Impressa acontece dia 5 e 6 de maio, promovendo a cultura da arte impressa longe das grandes capitais e  incentivando a produção das artes gráficas em Londrina

 

Acontece nesta semana a 4ª edição da Feira DOBRA de Arte Impressa. A feira está marcada para o sábado e o domingo, dias 5 e 6 de maio, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900), das 13 às 19h. Mais de 50 expositores, de diversas partes do Brasil, se reúnem para vender e trocar seus trabalhos. A feira é marcada pela diversidade de linguagens: editoras independentes e artesanais, escritores que se publicam, quadrinistas, zineiros, designers, fotógrafos, gravuristas e outros artistas gráficos estarão expondo nos dois dias no Museu Histórico. Paralelamente, food trucks estarão comercializando comidas e bebidas durante todo o evento.

A proposta da Feira DOBRA de Arte Impressa é criar encontros agradáveis entre artistas e o público, além de promover cruzamentos, hibridações, surpresas e desdobramentos. No ano passado, 2 mil pessoas passaram pela Feira. A expectativa deste ano, segundo o Grafatório, é aumentar consideravelmente o público, já que a DOBRA terá um dia a mais de duração.

Além da feira, a programação do evento conta com outras atrações como oficinas, exposições, palestras e festas. A entrada para a Feira Dobra é gratuita.

Além da feira, a DOBRA ainda prevê outras atividades, que ocorrerão nos dias que a antecedem, como oficinas de Caderno, Serigrafia e Produção gráfica. A programação completa pode ser acessada pelo site .

Abertura

A abertura oficial da DOBRA acontecerá a partir das 19h da sexta-feira (4), com uma festa na Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575). Para ocasião, está programada a abertura de duas exposições: “Rochas”, do artista Zansky, e “Seres Vivos”, com obras do coletivo Rart Rixers.

Zansky, que também irá expor na feira e ministrar uma oficina, trabalha com ilustração, pinta murais e é impressor e editor da Edições de Zaster, seu projeto de autopublicação artesanal. Já o coletivo Rart Rixers é composto pelo próprio Zansky e pela paulistana Rebeca Catarina, que também é artista gráfica e trabalha com desenho e serigrafia.

Ainda para a abertura da DOBRA, está previsto o lançamento do livro “Visiopoemas”, de autoria de Paulo Menten. O livro, o segundo editado pela Grafatório Edições, reúne poesias concretas inéditas escritas por Menten, gravurista já falecido que foi radicado em Londrina. Essas poesias revelam um Menten desconhecido que, no início de carreira, nos anos 1950, teve uma breve fase concretista. O livro foi feito de forma totalmente artesanal, em uma edição gráfica impressa em tipografia. São apenas 120 exemplares que serão vendidos por R$50 cada. Na festa de abertura, que tem entrada livre, o Bar About estará aberto servindo comes e bebes.

Expositores

Neste ano, a feira DOBRA de Arte Impressa está sendo realizada de forma independente. Organizada pelo coletivo Grafatório e seus colaboradores voluntários, a feira vai reunir 52 expositores, que foram selecionados entre quase 100 inscritos – destaques para o Gráficafábrica, É selo de língua e Marina Dúbia.

Links para os trabalhos de todos os expositores podem ser acessados pelo site oficial do evento.

A seguir, confira a lista completa com os participantes que estarão expondo na DOBRA.

1103 – PROJECT (Londrina-PR), A.M vs B.A (Londrina-PR), Adriana Siqueira (Londrina-PR), Alaialaica (Londrina-PR), Astronave de Papel (Londrina-PR), Ateliê ReTina (Santa Maria-RS), Ateliê Valparaíso (Londrina-PR), Atelier Feito em Casa (São Paulo-SP), Augusto Fernandes (Londrina-PR), Caderno Listrado (Curitiba-PR), Cristiane Inokuma (Maringá-PR), Durval + Gowpe (Cambé-PR), É selo de Língua (São Paulo-SP), Edições de Zaster (São Paulo-SP), Editora Instante (São Paulo-SP), Editora Kan (Londrina-PR), Editora Madrepérola (Londrina-PR), Estúdio Kilz (Londrina-PR), Fabi Budel (Curitiba-PR), Felipe Matos (Londrina-PR), Fotolab Linaibah (Niterói-RJ / Colômbia), Gabriel Torggler (São Paulo-SP), Gauche Books (São Paulo-SP), Gogoia Publicações (Londrina-PR), Grafatório Edições (Londrina-PR), Gráfica Olla Presion (Florianópolis-SC), Gráficafábrica (São Paulo-SP), HC Scene (Londrina-PR), Heitor Kimura (Londrina-PR), Hígor Mejïa (Londrina-PR), Jornal Relevo (Curitiba-PR), Karen Debértolis (Londrina-PR), Kölsen-Cramnik (Londrina-PR), Levemeleve (Londrina-PR), Lote 42 (São Paulo-SP), Maquinótico (Londrina-PR), Márcio Diegues (Londrina-PR), Marina Dubia (São Paulo-SP), Mateus Klein (Curitiba-PR), Moletonfantasma (Curitiba-PR), Nicole Wafer (São Bento do Sul-SC), Paulo Hamazaki (Londrina-PR), Pornographitti (Londrina-PR), Poupée Rouge (São Paulo-SP), Quaseditora (Curitiba-PR / Rio de Janeiro-RJ), Rart Rixers (São Paulo-SP), (Re)Significa (Londrina-PR), Revista Pé-de-Cabra (Curitiba-PR), Rubra Cartoneira (Londrina-PR), Selo Reverso (Londrina-PR), Vitor Zanini (São Paulo-SP) e Willian Santiago (Londrina-PR)

Vai lá:

Feira DOBRA de Arte Impressa

Dias 5 e 6 de maio, das 13 às 19h – Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900)

Entrada gratuita

Programação completa: www.grafatorio.com/dobra