ÓCULOS GATINHO: O SUCESSO DOS ANOS 50 ESTÁ DE VOLTA!

capa 1

O clássico óculos gatinho voltou! Desta vez com as laterais mais angulosas, armações mais trabalhadas e com lentes espelhadas

Por Júlia Marroni

Já faz tempo que os óculos de sol não servem apenas para proteger nossos olhos. Esse acessório tem o poder de transformar qualquer produção e, em muitos casos, se transformar na peça principal do look. Por tal razão, surgem novos modelos e tendências de óculos a cada temporada.

Pra quem ama óculos de sol e acha esse acessório indispensável para complementar o estilo, o clássico gatinho, por exemplo, é uma escolha certa entre as tendências de 2018 e promete ser o protagonista. Esse estilo reflete o modelo vintage clássico, mas com um toque repaginado e ainda mais estiloso: com as laterais mais angulosas, armações mais trabalhadas e com lentes espelhadas.

Reprodução: Óculos vermelho: L.B.A By Isabela Khzouz; Óculos preto: Gigi Hadid Special Edition Sunglasses; Óculos transparente com lente rosa – Gigi Hadid Special Edition Sunglasses; Óculos com armação de tartaruga e lente marrom – Gigi Hadid Special Edition Sunglasses; Óculos grafite com lente espelhada: THE K-FLAT REVO

O óculos gatinho já caiu nas graças dos famosos e famosas, isso sem falar das it girls e fashionistas. Esse óculos também pode ser chamado de “Cat eye sunglasses”. Ele recebe esse nome justamente por ter os cantos externos pontudos em um formato que nos remete aos olhos dos felinos. Desde o final de 2017 esse modelo está fazendo muito sucesso no hemisfério norte e agora chega com tudo no Brasil, com cada vez mais opções de modelos, tanto de armação quanto de lentes, variando texturas, estilos, cores e estampas!

Um dos modelos que está fazendo muito sucesso é o chamado de “Cat eye skinny” – óculos com armação de gatinho mais fina, que pode ser de diversas cores. Esse modelo já conquistou a cabeça de muitas famosas, como Kendall Jenner, Rihanna, Kourtney Kardashian, Leandra Medina, Dua Lipa e Gigi Hadid. 

A modelo Gigi Hadid é tão fã do assunto que desenhou, em parceria com a Vogue, uma coleção especial de óculos com muito destaque ao modelo gatinho.  Com armações exclusivas, essa coleção surge com um toque boho-glam que faz com que a coleção tenha uma pegada retrô e atual ao mesmo tempo. Por ser em um modelo menor, cria-se um ar sofisticado e cheio de personalidade.

Reprodução: Fotos promocionais Vogue e Gigi Hadid Special Edition Sunglasses

No início deste ano, durante a maior feira de óculos do mundo, a MIDO Optical Fair – Milão, os óculos gatinho dominaram os desfiles dos principais estilistas e fashionistas. No desfile da Maison Margiela, por exemplo, esse óculos estava em uma versão mais despojada:

Imagem do desfile da Maison Margiela (à esquerda). Foto: Andreas Solaro / AFP; Imagens do desfile da Moschino (à direita). Foto: Marco Bertorello / AFP

Os modelos vão desde os clássicos, como aqueles surgidos nos anos 50, até os mais poderosos e cheios de atitude, como aqueles usados pelos surfistas na década de 90. Direto das passarelas os óculos de gatinhos vieram com tudo para compor looks do dia a dia. Você encontra modelos gatinho tanto em óticas, on e offline, quanto em brechós e em lojas de departamento.

Por conta da grande variedade de modelos é importante conhecer o seu rosto para acertar na escolha da armação. Por ter uma armação mais pontuda nas laterais, o óculos gatinho é mais indicado para quem tem o rosto mais fino e alongado, com traços mais delicados.

Reprodução

Mas quem tem o rosto grande ou largo, não precisa ficar de fora dessa tendência. A dica é aumentar o tamanho dos óculos, para que fique proporcional.

Para os outros formatos de rosto, vale a velha regra de harmonizar as formas usando os contrastes, buscando os opostos – rostos quadrados combinam com formas arredondadas, já os rostos redondos com formatos mais quadrados ou geométricos.
As maçãs do rosto também são muito importantes na hora de escolher o modelo de óculos ideal. Quem tem as bochechas mais saltadas deve provar os óculos e verificar se ele não incomoda essa região do rosto.

Reprodução

Com relação às cores tanto do cabelo quanto da armação,  a atenção ao contraste continua valendo. As loiras não ficam tão bem com tons amarelados; já as morenas combinam muito com o marinho, tartaruga, cinza e vinho; as ruivas devem evitar tons avermelhados e buscar cores mais fechadas; no caso das negras o segredo é apostar em tons de caramelo e branco.

O estilo de óculos gatinho combina com tudo. Desde um estilo mais  despojado, para o dia a dia, até um mais elegante, podendo ser usado em eventos mais chiques, como foi o caso da atriz Bruna Marquezine, que apostou nesse acessório com um vestido mais delicado e fluido para o casamento da atriz Marina Ruy Barbosa com o piloto Alexandre Negrão.

Reprodução: A atriz Bruna Marquezine (ao centro) pronta para o casamento da também atriz Marina Ruy Barbosa; A cantora Dua Lipa (à direita)

Combinações ousadas como essa dão um toque moderno a esse modelo de óculos que ficou famoso nos anos 50, após ser adotado por algumas atrizes de Hollywood, como a eterna “Bonequinha de Luxo”, Audrey Hepburn; a bombshell Marilyn Monroe e a princesa Grace Kelly. Com estilos diferentes e óculos de sol e de grau, elas influenciaram o uso desse óculos entre as mulheres da época.

Apesar de ser uma das principais tendências, investir em um óculos gatinho é investir em um acessório atemporal.

Reprodução: Marilyn Monroe (à esquerda), Grace Kelly (acima com o lenço vermelho) e Audrey Hepburn (com o chapéu) . Marilyn novamente, mas dessa vez com seu marido Arthur Miller (canto superior direito)

Quer mais dicas de moda? Confira aqui mais informações sobre o estilo dos anos 80 New Wave