JEJUM INTERMITENTE SERVE PARA VOCÊ?

Dinner plate with clock face on wooden table

Muito tem se falado ultimamente sobre o tal “jejum intermitente“, é importante dizer que esse estilo de vida era muito comum entre nossos antepassados e os homens paleolíticos faziam jejum por obrigação, simplesmente porque nem sempre tinham o que comer. Aí também há algumas questões religiosas, de crenças e de cultura.

Mas a pergunta que não quer calar é: SERVE PARA VOCÊ?

Bom, tudo depende! A alimentação quando balanceada e fracionada corretamente ao longo do dia tem lá seus benefícios (os quais podem ser utilizados em diversos pacientes que estão em tratamento de obesidade – emagrecimento, por exemplo), tais como: a saciedade do indivíduo.

Um indivíduo que não tem horários para se alimentar, seja pela rotina, seja pela falta de orientação profissional, deve evitar realizar suas refeições quando estiver com muita fome, pois a tendência é exagerar no volume da próxima refeição, normalmente ultrapassando a ingestão de calorias daquele horário (o que chamamos de refeição hipercalórica), atrapalhando assim ainda mais esse processo de emagrecimento.

Tem um trabalho muito interessante publicado recentemente que aponta que a ingestão regular (ex: de 3 em 3h) pode auxiliar na manutenção do peso quando comparada a dietas de ingestões irregulares (ex: comer quando estiver com fome), esse estudo também mostrou que a glicemia (taxa de glicose no sangue) teve um menor aumento na população de indivíduos que se alimentaram regularmente durante os 14 dias de estudo. O que nos mostra que a ingestão regular das refeições tem ótimos benefícios a longo prazo.

Mas lembre-se sempre do bom senso e das recomendações do seu Nutricionista. O que é bom para você pode não ser bom para outro paciente, até porque ao prescrever uma dieta existem sempre muitos fatores que devem ser levados em consideração – nenhum estudo científico deve ser tomado como verdade absoluta e cada paciente é único e deve ser respeitado em suas particularidades.

Procure um profissional nutricionista capacitado e atualizado para te orientar.

Referência: Alhussain MH, Macdonald IA, Taylor MA. Irregular meal-pattern effects on energy expenditure, metabolism, and appetite regulation: a randomized controlled trial in healthy normal-weight women. AJCN. 2016 Jul