FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2018 COMEÇA HOJE!

Varilux

Festival Varilux de Cinema Francês de 2018 começa hoje e vai até o dia 20 desse mês. O festival promete realizar uma maratona com 20 filmes da cinematografia recente francesa em 60 cidades brasileiras, inclusive Londrina.

Entre os destaques, está o badalado longa O Amante Duplo, último longa de François Ozon. O suspense erótico traz Marine Vacth e Jérémie Rénier nos papéis principais, casal que serviu de inspiração para o cartaz oficial do Festival Varilux 2018.

Outro destaque é para o drama Carnívoras, de  Jérémie Renier e Yannick Renier, protagonizado por Zita – vencedora do César de Melhor Atriz Revelação em 2016.

No festival, o público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.

Com relação à nova geração, os destaques são: “Custódia” (Jusqu’à la garde)de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho. O longa foi vencedor do Prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza; “A Excêntrica Família de Gaspard” (Gaspard va au marriage), de Antony Cordier, comédia maluca e melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo.  Diane” (Diane a les épaules)de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares.

O festival também conta com a participação de filmes com sátira social e até mesmo zumbis, a longa de Dominique RocherA Noite Devorou o Mundo” (La nuit a dévoré le monde) mostra a cidade invadida por essas criaturas, com um único ser humano tentando sobreviver. Na mesma veia, “O Último Suspiro” (Dans la brume), do quebequense Daniel Roby, mostra uma família tentando se salvar após uma contaminação química, com Romain Duris no papel principal.

O Festival Varilux conquistou no passado o ranking de maior festival francês do mundo e levou 180 mil pessoas aos cinemas. Com relação ao ano de 2016, houve um crescimento de 15% de telespectadores.

Aqui em Londrina a programação vai estar disponível no Cineflix Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400 – Gleba Fazenda Palhano)  – que receberá como filme de estreia “A Excêntrica Família de Gaspard”, às 14h.;  no Lumière Royal Plaza Shopping (Royal Plaza Shopping – R. Maro Grosso, 310 – Centro) – com o filme “O Retorno do Herói”, às 14:30; e no  Sesc Londrina – Cadeião (R. Sergipe , 52 – Centro) – com o filme “O Amante Duplo”, às 22h.

 

Confira a programação completa aqui.