EQUILÍBRIO

_CBG1414_1

A dose certa entre sofisticação e conforto, clássico e contemporâneo no projeto arquitetônico e de interiores de Nathália Montans

Por Nara Chiquetti
Fotos Fábio Pitrez

Leveza, sofisticação, modernidade, personalidade. Todos elementos marcantes do projeto arquitetônico e de interiores desenvolvido pela arquiteta londrinense Nathália Montans. Trata-se da casa de uma família composta por casal e dois filhos: uma menina e um menino. Um projeto que equilibra os estilos clássico e contemporâneo, compondo ambientes amplos, mas cheios de detalhes do estilo de vida dos moradores.
A arquiteta explica que projeto deveria unir o gosto dos dois, “o marido é bem moderno, e pediu aqueles toques que homem gosta como detalhes em preto, materiais modernos, ambientes mais ‘limpos’; já a esposa prefere ambientes com mais detalhes, clássicos, foi o que gerou esse equilíbrio”.
Já na fachada, uma solicitação específica do casal se destaca. “Eles pediram que na fachada tivesse detalhes em preto e madeira. A partir dessa indicação, pude brincar, com produtos”, diz Nathália. O revestimento da TK Acabamentos chamado Origami, da marca Castelatto, confere o grande diferencial na fachada, principalmente pela opção da arquiteta de utilizá-lo em uma posição pouco comum, assentado na horizontal. Além disso, na obra, esse revestimento recebeu personalização especial, com pintura preta. Outra solicitação da família para a fachada do imóvel é que na arquitetura não houvesse muito vidro, a fim de proporcionar maior privacidade do interior da residência. Por isso, a arquiteta manteve apenas a janela da suíte do casal, na parte superior.

Integração entre os ambientes é pedido especial dos proprietários

Ainda em relação à arquitetura, o casal pediu que a casa fosse um sobrado, e que a escada ganhasse protagonismo. “Pensando nisso, optei por um material que chamasse muita atenção e escolhi o piso de mármore branco nuvolato, da Michelangelo, e para dar o grande destaque, na parede foi usado um revestimento da TK Acabamentos, da marca Castelatto, que conferiu imponência à escada, e um charme especial à casa”, descreve Nathália. “A Artforja foi fundamental para fazer o guarda-corpo e corrimão da escada, essa proposta deu muita leveza ao ambiente, já que permite uma permeabilidade visual entre o pavimento inferior e superior”, complementa.Para a família, algo essencial no projeto da residência é a integração dos ambientes, com espaços amplos e hamonizados. “A proprietária pediu uma cozinha linda, aparente, que estivesse junto à sala de TV e fosse mais detalhada, para isso, utilizamos o revestimento DNA, da Ceusa, que deu um charme especial, além dos acabamentos em MDF e de todo o efeito de espelhos”, aponta a arquiteta.
Para conferir aconchego e elegância à sala de TV, que tem pé direito duplo, além da escolha criteriosa dos móveis e estofados, sobre a mesa de jantar em espelho, um lustre de cristal se destaca. Faz parte ainda do espaço a churrasqueira, área mais utilizada pela família para receber convidados. “Ela está próxima a tudo, à cozinha, à sala e tem o taamanho exato que eles precisam para a maneira e freqüência que recebem”, comenta Nathália.
Na parte superior da residência, os quartos foram pensados de acordo com a personalidade de cada morador. No do casal, por exemplo, houve a preocupação em unir os desejos dos dois: para atender às preferências tecnológicas do marido, a televisão embutida no guarda-roupa, atrás do espelho, com vidro reflecta; e os detalhes da cabeceira e sofá em capitonê ao pé da cama, juntamente com o lustre de cristal complementam o toque clássico do ambiente, que é opção da esposa. “Os espelhos no teto e na parede com perfis metálicos da Artforja foram uma ousadia e deram um toque diferenciado ao espaço”, comenta Nathália. Além disso, “o banheiro da suíte do casal também ficou muito elegante com os porcelanatos marmorizados da TK Acabamentos e mármore marrom imperador”, lembra a arquiteta.

Para a suíte da filha, que está na adolescência, a ideia foi aplicar móveis neutros, mas com toques românticos, como tons de rosa nos elementos da decoração. Já no quarto do filho, o lúdico predomina. A arquiteta aplicou uma brincadeira com colméias e escorregador. “Foi um dos quartos que mais amei fazer”, declara Nathália. “As cores escolhidas permitem que ele aproveite até o inicio da adolescência esse ambiente. Depois, é só tirar as colméias e escorregador e passa a ser um quarto normal”, garante. Ela explica ainda que pensar em ambientes duradouros é importante nos projetos. “Por exemplo, armários, closet ou guarda-roupas neutros podem ser utilizados por longos anos, e isso foi muito bem pensado em todos os ambientes dessa casa”.

No lavabo, pedra ônix e espelho com losango conferem destaque e personalização ao ambiente

Revestimento na cozinha imprime o toque de delicadeza ao ambiente

 

Revestimento da TK Acabamentos, da marca Castelatto, confere imponência à escada, um dos pontos altos do projeto

Na suíte, destaque aos espelhos com perfis metálicos da Artforja

Banheiro da suíte do casal tem porcelanatos marmorizados da TK Acabamentos

Suíte da filha

Elementos lúdicos geométricos chamam atenção na decoração da suíte do filho