A MARATONA DA MÚSICA

WhatsApp Image 2019-11-13 at 10.11.21

Com professores de São Paulo e Rio de Janeiro, a V Maratona Flauta e Fole reúne pais e alunos de flauta doce e acordeom em três dias de cursos, apresentações e convívio familiar pelo Método Suzuki, em Londrina, a partir do dia 15

 

São três dias de aprendizado musical, mas também de experiências diversas que incluem espetáculos, brincadeiras, saraus e muita troca de conhecimento a partir de sexta-feira, dia 15, no Seminário Maior Teológico Beato Paulo VI, em Londrina, onde alunos, pais e professores da V Maratona Flauta e Fole vão se reunir – inclusive com pernoite no local – até domingo.

A programação inclui, além das aulas de acordeom e flauta doce, palestras, ensaios, apresentações de alunos, um sarau, o espetáculo Um Circo Ainda Mais Diferente e um concerto de encerramento.

 

Esta é a fase mais intensa da 5ª edição da Maratona Flauta e Fole, cujas atividades de 2019 começaram em outubro com apresentações em diferentes locais de Londrina, como teatros, hospitais e museus.

A Maratona Flauta e Fole é um circuito cultural voltado ao ensino de flauta doce e acordeom pelo Método Suzuki, coordenada pelo Estúdio Flauta e Fole de Londrina. Um dos objetivos é tornar a prática musical uma atividade fundamental do dia a dia. É comum ouvir os professores dizerem para “tocar apenas no dia em que se come”. Inspirada também no carinho e valores familiares, a Maratona mostra que arte e conhecimento são alimentos da vida.

 

PROFESSORES

Os professores que participam da V Maratona Flauta e Fole, a partir de sexta-feira (dia 15), são:

Gabriel Levy (acordeom – São Paulo) – Acordeonista, arranjador, compositor, educador, produtor, fundador do grupo Mawaca e integrante da Orquestra Mundana. Já trabalhou em diversos projetos musicais ao lado de Palavra Cantada, Antonio Nóbrega, André Abujamra, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik e muitos outros.

Renata Pereira (flauta doce – São Paulo) – Teacher trainer pela Suzuki Association of the Americas, Renata Pereira é integrante do Quinta Essentia Quarteto. É fundadora do Centro Suzuki de Educação Musical, em São Paulo, e doutora em Música pela USP/Fapesp. É professora de flauta doce em diversos festivais no Brasil e no exterior.

Helenice Villar (flauta doce – São Bernardo do Campo) – Com formação em Educação Musical e Psicologia, e especialização em Educação Infantil, Helenice Villar é mantenedora e professora da Klavier Educação Musical, além de ministrar cursos de Educação Musical para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Milena Villar (flauta doce – São Bernardo do Campo) – Professora da Klavier Educação Musical – Centro Suzuki de São Bernardo do Campo. Em 2014, foi selecionada para a Orquestra Latino Americana, tocando na 16ª Conferência Bienal do Método Suzuki em Minneapolis (EUA). Recentemente, tocou na Orquestra da I Convenção Suzuki das Américas, em Cancún.

Rita Ramos (flauta doce – Rio de Janeiro) – Formada em flauta transversal e regência pela UFRJ, integra a Suzuki Association of the Americas e é professora de flauta doce do Instituto Casa Viva (RJ), onde também ensina musicoterapia para gestantes e sensibilização musical para bebês. Integra a Banda da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Luciana Hisatomi (piano/leitura musical – Londrina) – Professora de piano registrada pela Suzuki Association of the Americas desde 2017. Participou como flautista da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante e ensinou órgão, teclado e piano no Studio Musical, em Londrina.

Adalberto Pereira (teatro – Londrina) – Ator formado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina (Funcart) e integrante do Núcleo Ás de Paus, Adalberto também faz parte do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina). Já participou de diversas montagens teatrais e fez parte do elenco do filme O Castelo, de Rodrigo Grota.

Tatiane Jardim (música para crianças de 0 a 3 anos – Londrina) – Formada em Música e Pedagogia, Tatiane Jardim tem pós-graduação em Educação Infantil e mestrado em Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Foi professora de Música da UEL e integrou o projeto Um Canto em Cada Canto, de educação musical.

 

SARAU

Na sexta-feira, às 19h30, os professores e músicos Gabriel Levy, Miguel Santos, Helenice Scarpol Villar Rosa e Milena Villar Rosa vão acompanhar os alunos da V Maratona Flauta e Fole em um Sarau aberto ao público. O evento também terá participação do grupo Fio da Meada, formado por Dodô Bertone e Rafael Rosa.

SERVIÇO – Sarau com alunos e professores da V Maratona Flauta e Fole, com participação do grupo Fio da Meada. Sexta, dia 15, às 19h30, no Seminário Maior Teolótico Beato Paulo VI (R. Pe. Rinaldo Semprebom, 137, em Londrina). Aberto ao público. Entrada gratuita.

 

UM CIRCO AINDA MAIS DIFERENTE

No sábado, às 19h30, será apresentado o espetáculo Um Circo Ainda Mais Diferente, com professores e alunos da V Maratona Flauta e Fole, e músicos do Projeto Música Criança, da Universidade Estadual de Londrina, e do Estúdio Flauta e Fole.

O espetáculo cênico-musical conta com roteiro de Maurício Arruda Mendonça e Jaqueline Sasano e direção musical de Miguel Santos e Mário Loureiro.

SERVIÇO – Um Circo Ainda Mais Diferente – Sábado, dia 15, às 19h30, no Seminário Maior Teolótico Beato Paulo VI (R. Pe. Rinaldo Semprebom, 137, em Londrina). Aberto ao público. Entrada gratuita.

 

CONCERTO DE ENCERRAMENTO————————————————————

Alunos, professores e músicos da V Maratona Flauta e Fole realizam um concerto de encerramento desta etapa do evento no domingo, às 10h30, com entrada gratuita e aberta ao público.

SERVIÇO – Concerto de encerramento. Domingo, às 10h30, no Seminário Maior Teolótico Beato Paulo VI (R. Pe. Rinaldo Semprebom, 137, em Londrina). Aberto ao público. Entrada gratuita.

 

CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES E CONCERTOS DA V MARATONA:

-15/11/2019: Santa Casa, às 14hs.

-15/11/2019: Seminário Paulo VI, às 19h30: Fio da meada e Sarau dos alunos (aberto ao público).

-16/11/2019: Seminário Paulo VI, às 19h30: espetáculo Um circo ainda mais diferente (aberto ao público).

-17/11/2019: Seminário Paulo VI, às 11hs: Concerto de Encerramento (aberto ao público).

-17/11/2019: Hospital Infantil e Evangélico, às 13h30.

-21/11/2019: Projeto Capela Sonora – às 12h30 e 17h30 na Capela do campus da Universidade Estadual de Londrina (aberto ao público).

-18/12/2019: Show com Septeto Reunion – Sala Unimed (Av. Ayrton Senna da Silva, 1065), às 19h30 (aberto ao público).

*O calendário de apresentações está sujeito a alterações de datas e horários. Novos releases serão enviados confirmando as atrações.

 

INTERNET

@Maratonaflautaefole (Facebook)

@maratonaflautaefole (Instagram)

Maratona Flauta e Fole (YouTube)

(Tp1 comunicação)